Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Conservação da Natureza

O Concelho de Valongo tem a responsabilidade de albergar um valioso património natural, o que justifica o facto da conservação da Natureza merecer cada vez mais um especial empenho por parte do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida.

A este nível destaca-se a importância comunitária das Serras de Santa Justa e Pias, cuja área está integrada na Rede Natura 2000. Devido ao seu interesse geológico, a mesma região constitui também o Parque Paleozóico de Valongo.

Mas outras áreas são também importantes do ponto de vista ecológico, por ex. a ribeira de Tabãos, em Alfena. Em Sobrado destaca-se um pinheiro-manso, árvore classificada como de interesse público.
 

Serras de Santa Justa e Pias

  

Ribeira de Tabãos

 

Árvore de Interesse Público

Destaques:

- Serras de Valongo na televisão!

As Serras de Santa Justa e Pias protagonizaram uma reportagem muito interessante, conduzida pelo jornalista Luís Henrique Pereira, com imagem de José Salvado e edição de Virgílio Matos.

Imagens do vale do Rio Ferreira, do interior de fojos, de fósseis e de espécies de seres vivos ilustraram a riqueza desta área do ponto de vista geológico e biológico, salientando a sua importância em termos de conservação da Natureza.

De facto, a Câmara Municipal tem vindo a promover variados projectos e actividades nas Serras de Valongo, procurando estudar, preservar e valorizar este Sítio Rede Natura 2000. O interesse demonstrado pela RTP, e nomeadamente por um jornalista que se tem especializado em reportagens de índole ambiental, constitui um reconhecimento pelo valor da região e uma mais-valia em termos de divulgação junto do público nacional.

A reportagem foi transmitida em vários horários, na RTP e RTPN, e está disponível para visionamento no seguinte link (escolher “2.ª parte”, a qual inicia logo com Valongo):
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1098&e_id=&c_id=1&dif=tv&dataP=2009-03-28 (hiperligação)

Agradece-se a participação de elementos dos parceiros científicos da Autarquia, nomeadamente a Prof.a Doutora Helena Couto (Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da UP) e o Dr. Paulo Alves (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da UP).

- Libélulas do Vale de Couce no Biosfera

O programa Biosfera contemplou uma pequena reportagem sobre libélulas ameaçadas em Portugal filmada no Vale de Couce. Poderá visualizá-la através do site www.rtp.pt, escolhendo a edição do Biosfera de 26-07-2008.

Esta informação foi-nos fornecida por um elemento do CIBIO - a investigadora Sónia Ferreira, cujo trabalho incide no estudo destes invertebrados.

Se tem interesse nesta área pode também consultar no CMIA um artigo recente, dos investigadores Sónia Ferreira, Albano Soares e José Manuel Grosso-Silva, intitulado "Dragonfly (Insecta, Odonata) records from three northern Portugal localities".

Transcrevemos o resumo:
"The known distribution of 21 dragonfly and damselfly species is increased in continental Portugal. Nine species are recorded for the first time from the Natura 2000 site “Valongo”, including a new population of Oxygastra curtisii (Dale, 1834). The known distribution of Anax parthenope (Selys, 1839) is significantly increased towards the north-west of Iberia."

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt