Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Centros Ambientais

> Centro de Interpretação Ambiental

O CIA foi idealizado para ajudar a divulgar o património das Serras de Santa Justa e Pias - Sítio Rede Natura 2000 / Área de Paisagem Protegida Local / Parque Paleozóico de Valongo e a dinamizar actividades de sensibilização ambiental.

Apresenta uma área de recepção/loja, onde podem ser solicitadas informações e adquiridas publicações ou outros produtos; uma biblioteca na qual se destaca a compilação de livros, revistas e artigos científicos especificamente alusivos à área e um espaço multiusos com painéis informativos, galeria fotográfica de fauna e flora, exposição de fósseis, maqueta interpretativa da geologia das Serras, etc.

Um amplo espaço exterior permite diversificar as actividades realizadas.

Esquema com a localização do Centro de Interpretação Ambiental

Morada: Rua de Santa Helena  4440-592 Valongo

Telemóvel: 911101630

Horário: sob marcação, informe-se através dos números 224227900 (ext.2059) ou 911101630


> Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, localizado em Ermesinde, constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento das mais variadas actividades pedagógicas de educação para a sustentabilidade, estando especialmente vocacionado para a vertente do Ambiente Urbano. Inaugurado a 15 de Abril de 2005, este equipamento representa já um fórum aberto ao debate e à participação activa por parte da população.

O CMIA foi integrado no edifício principal da Vila Beatriz, gozando, por um lado, do valor simbólico que este tem na cidade, e permitindo, por outro, a sua reabilitação. A ampla área exterior arborizada propicia o contacto directo com a Natureza e complementa os espaços interiores, que incluem uma sala multiusos, para conferências, acções de formação, exposições, etc.; um atelier para actividades práticas de índole ambiental; um laboratório equipado para desenvolver acções de exploração do meio e outros espaços técnicos. O CMIA apresenta ainda um importante fundo documental dedicado ao ambiente, o qual pode ser consultado no Pólo de leitura presente no mesmo edifício.

O CMIA foi idealizado e actua com base num grande objectivo integrador que consiste em contribuir para o exercício de uma cidadania mais consciente, incentivando a progressiva autonomia e responsabilização da comunidade no desenvolvimento e aplicação de medidas de valorização ambiental, nomeadamente em meio urbano.

Este objectivo reflecte-se nas competências do CMIA a nível da monitorização, informação e sensibilização ambientais.

No que diz respeito à monitorização ambiental, o CMIA procura compilar dados provenientes de monitorizações ambientais. Neste âmbito, podem ser consultados neste espaço por exemplo os relatórios resultantes das campanhas efectuadas durante o Programa Polis de Ermesinde para monitorização de Transportes e Mobilidade, Qualidade do Ar e Ruído.

O CMIA possui também uma estação meteorológica e equipamento para análise da qualidade da água, que são utilizados para monitorização no âmbito de campanhas de sensibilização ambiental. São ainda compilados dados provenientes de outras fontes, estando também disponíveis para consulta relatórios anuais de sustentabilidade de várias entidades.

A nível da informação, é da competência do CMIA disponibilizar e difundir dados referentes ao ambiente, nas suas várias vertentes. Pretende-se publicar brochuras e folhetos que despertem o interesse da população por estas questões. O núcleo documental constitui também um importante meio de apoio a todos os interessados em matérias de ambiente, quer a título particular quer integrados em grupos escolares.

A sensibilização ambiental engloba as duas vertentes anteriores, mas complementa-as com acções específicas. O CMIA está apto a efectuar actividades dirigidas a diferentes faixas etárias e sobre variadas temáticas ambientais. Têm sido promovidas actividades diversas incluindo ateliês, conferências, acções de formação, exposições, entre outras.


Morada: Vila Beatriz - Rua José Joaquim Ribeiro Teles, n.º 734   4445-485 Ermesinde

Telefone: 229774440

E-mail: cmia@cm-valongo.pt

Horário: sob marcação, informe-se através dos números 224227900 (ext.2059) ou 911101630

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt