Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos Indiferenciados

> Horários da recolha porta-a-porta

Freguesias de Alfena, Ermesinde e Valongo:

Segunda a sexta-feira das 21h00m às 03h00

Sábado das 18h00 às 24h00

Freguesias de Campo e Sobrado:

Segunda a sexta-feira das 07h00m às 14h00

Sábado das 07h00 às 12h00


> Contentorização

Tipo de contentorização existente no concelho:

“Molok´s” – são contentores semi-enterrados para a deposição de resíduos sólidos urbanos em profundidade com uma capacidade de 5000 litros (o equivalente a 7 contentores convencionais)

 

Contentores verdes – recipientes em plástico verde com diversas volumetrias (800, 360 ou 120 litros) também para deposição de resíduos sólidos urbanos

Papeleiras – são recipientes de cor verdes ou cinzentos de baixa capacidade para deposição de resíduos de pequenas dimensões


> Resíduos industriais e comerciais

A Câmara Municipal de Valongo recolhe os resíduos provenientes das actividades de comércio e indústria desde que estes sejam equiparados a resíduos sólidos urbanos, ou seja, que a sua natureza e composição seja idêntica à dos resíduos produzidos nas habitações e não ultrapasse a produção diária de 1100 litros. Para tal, os interessados deverão enviar o seu pedido através de carta ou fax (224226130) para a Câmara, requerendo a recolha, sendo necessário anexar uma declaração de compromisso e identificar o nome de um colaborador da firma responsável pela área dos resíduos.


> Compartimentos técnicos para depósito de resíduos (Casas do lixo)

Os edifícios com mais de 6 habitações e construídos posteriormente ao ano 2000 possuem um compartimento técnico para deposição dos resíduos dos seus condóminos, com as características mencionadas nas normas técnicas previstas no Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos e Higiene e Limpeza Pública (R.M.R.S.U.H.L.P.).


> Avisos e recomendações

- Coloque o lixo à sua porta, sempre bem acondicionado e o mais próximo da hora de recolha

- Não coloque o lixo doméstico aos Domingos, pois não existe recolha.

- Os munícipes que habitem em prédios que já possuem “casa do lixo” devem utilizá-la.

- Os comerciantes e industriais que aderiram ao circuito das empresas, devem ter os resíduos devidamente acondicionados dentro das suas instalações até à recolha nos dias estabelecidos.

- Não misture os resíduos recicláveis com os lixos domésticos. Procure informação sobre a localização dos ecopontos e/ou ecocentros que se encontram mais próximos de sua casa, através da linha verde grátis do ambiente – 800 202 099 (24 horas).


> Destino final dos resíduos indiferenciados

Os resíduos sólidos urbanos resultantes da recolha dos pontos mencionados anteriormente são transportados pela Autarquia e/ou por uma empresa contratada para prestar esse serviço para a Lipor II – Central de Valorização Energética, que se localiza no Concelho da Maia. Através de um processo térmico, os resíduos ali depositados são convertidos em energia eléctrica.

> Balanço de 2011

No total, em 2011 foram recolhidos no Concelho de Valongo e encaminhados para a Lipor 31.121 toneladas de resíduos sólidos urbanos.

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt