Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Percursos

Estão sinalizados nas Serras de Santa Justa e Pias - Área de Paisagem Protegida Local/Parque Paleozoico três percursos pedestres: Corredor Ecológico (que integra o antigo Percurso Verde, pelo que se mantém a informação relativa ao mesmo), o Percurso Amarelo e o Percurso Vermelho).

A marcação é assegurada por prumos verticais de madeira com uma banda colorida da cor do percurso: verde, amarelo e vermelho, numa lógica de dificuldade crescente. No caso do Corredor Ecológico, além da marcação ainda existente do percurso verde, há novos prumos em compósito, de secção retangular, havendo também marcações a tinta verde e por vezes prumos colocados horizontalmente no pavimento.

Os prumos com duas bandas vermelhas sinalizam locais de perigo. De facto, as Serras possuem fojos e respiros por vezes camuflados pela vegetação, pelo que é importantíssimo seguir sempre pelos trilhos e não se aventurar em "corta-mato".

Percurso verde

 

Percurso amarelo

 

Percurso vermelho



O Corredor Ecológico é o percurso que conduz mais pessoas às Serras de Santa Justa e Pias e liga o Parque da Juventude (junto à rotunda de acesso à A4) à Aldeia de Couce, seguindo depois para Pias. Faça o download do desdobrável e vá descobrir este novo percurso!

Corredor Ecológico - ponte

> Peritos da Comissão Europeia visitaram o Corredor Ecológico

Em 05 de Fevereiro de 2009, um Grupo de Peritos da Comissão Europeia e da CCDRn deslocaram-se a Valongo para conhecer os resultados dos projectos co-financiados pelos fundos comunitários.

O Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida realizou uma apresentação que incluiu um resumo dos projectos já executados pela Autarquia na área ambiental, com particular destaque para o projecto de “Requalificação da Aldeia de Couce - Corredor Ecológico”, seguida de uma visita ao terreno.

Os Peritos da CE manifestaram uma opinião muito positiva acerca da actividade desenvolvida e da utilização dos fundos comunitários pela Câmara de Valongo e realçaram particularmente a estratégia seguida na área de preservação ambiental (Parque Paleozóico / Conservação de Quatro Espécies / Requalificação da Aldeia de Couce - Corredor Ecológico) e a ideia base deste último projecto, de ligar a Cidade de Valongo à Aldeia de Couce através de um percurso pedonal que atravessa uma área rural / natural, no Sítio Rede Natura. 

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt