Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Reflorestação

Desde Maio de 2004, quando deflagrou um incêndio na Serra de Santa Justa que consumiu uma vasta área de floresta, que a Autarquia tem manifestado interesse na reflorestação da Serra por muitos considerada o pulmão do grande Porto. Não só por questões ambientais, mas até mesmo por uma questão de identidade local é importante a recuperação desta área. A preservação do ambiente e da biodiversidade deste local, classificado como sítio Rede Natura 2000 pela Comissão Europeia em Dezembro de 2004, é portanto essencial.

Com esse objectivo a Câmara Municipal Valongo liderou em 2004 um projecto que tinha a finalidade de reabilitar as áreas ardidas nesse ano.

No entanto o financiamento existente naquela data - Programa AGRO - Medida III (fundos comunitários) – foi cancelado pouco depois de concluído o projecto de execução pela Associação Florestal do Grande Porto (Portucalea), já em 2006, através da portaria n.º 953/2006.

Recentemente, e na sequência da adesão desta Autarquia ao Núcleo Fundador da ZONA DE INTERVENÇÃO FLORESTAL – ZIF - para o Concelho de Valongo, em resposta ao convite formulado pela Portucalea, surgiu uma nova expectativa.


Zona de Intervenção Florestal -ZIF

A concretizar-se a ZIF de Valongo, que compreende os mais de 800 ha das Serras de Sta. Justa e Pias, todos os proprietários aderentes passarão a beneficiar de uma gestão e defesa comuns do seu património florestal, apoiados por uma entidade gestora única com capacidade técnica adequada e dotada de um centro de custos.

As ZIFs são uma aposta do Estado Português que permitirá introduzir dimensão e profissionalização na acção do ordenamento e da gestão florestal, em zonas onde a dimensão da propriedade só o permite através da organização dos proprietários florestais em torno da gestão e defesa comuns do património individual.

As ZIF´s têm como objectivos gerais:
   > Promover uma gestão sustentável activa, integrada e permanente dos espaços florestais;
   > Reduzir eficazmente as condições de ignição e de propagação de incêndios;
   > Coordenar de forma planeada a protecção dos espaços florestais;
   > Fomentar a recuperação dos espaços florestais afectados por incêndios;
   > Ter dimensão suficiente que permita a eficácia das acções promovidas.

Todos os fundos comunitários serão direccionados, prioritariamente, para as áreas de ZIF, pelo que as áreas que não constituam ZIF dificilmente terão quaisquer apoios. Neste momento ainda não estão estabelecidos valores definitivos, mas em princípio poderão chegar aos 100% consoante o tipo de investimento.

É de salientar, no entanto, que têm sido dinamizadas acções de sensibilização para a reflorestação, nomeadamente a efectuada em Novembro de 2007 no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, na qual se plantaram 500 sobreiros e medronheiros com a colaboração de escolas e população em geral.

Plantações em 2008:

> Plantação de árvores com a colaboração de alunos do 1.º ciclo

No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, mais de 80 alunos dos 3.º e 4.º anos das Escolas EB1 de Campelo e Fijós - freguesia de Sobrado - participaram na plantação de carvalhos-alvarinho, nos dias 24 e 25 de Novembro de 2008.

E foi com grande entusiasmo que, apoiados pelos Sapadores Florestais, contribuíram para a regeneração da Serra de Santa Justa.

Esta iniciativa integrou-se na plantação na Serra de Santa Justa de 2.000 carvalhos e castanheiros cedidos pela ANEFA e Cetelem.

Obrigado a todos os participantes! 

Grupo de alunos a plantar um carvalho com o apoio de um Sapador Florestal

Aluna a plantar um carvalho com o apoio de um Sapador Florestal

Aluna a plantar um carvalho com o apoio de um Sapador Florestal

 
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt