Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Percurso verde

Este percurso circular, com início e fim no Lugar da Azenha, foi entretanto integrado no Corredor Ecológico. No entanto, a informação disponível mantém-se atual, apesar de corresponder neste momento a uma parte de um outro trilho sinalizado. É um troço considerado fácil, por ser relativamente plano na generalidade da sua extensão.

Este trilho estende-se ao longo da margem direita do rio Ferreira, podendo-se observar vários moinhos (incluindo os Moinhos do Cuco, em funcionamento até final de 2005) e a aldeia de Couce.

 Caminhada pelo percurso verde

Relativamente ao interesse geológico "este percurso está implantado em terrenos com litologias pertencentes ao Precâmbrico e/ou Câmbrico e ao Ordovícico. No início do percurso, próximo dos Moinhos do Cuco, observam-se siltitos que vão alternando com xistos e quartzitos (de idade ordovícica). Seguindo na direcção de Couce, as bancadas de siltitos vão desaparecendo, dando lugar a bancadas quartzíticas que se tornam dominantes. A definição da estratificação nestas bancadas é perfeita, sendo visíveis estratos dobrados e com orientações diversas. São ainda visíveis estratos de conglomerados de granulometria variável que marcam a base do Ordovícico. Após estas bancadas surgem os terrenos do Complexo Xisto-grauváquico (Précâmbrico e/ou Câmbrico) nos quais são visíveis alternâncias de xistos, vaques e conglomerados." Texto: Centro de Geologia da UP

O percurso verde está parcialmente integrado no Corredor Ecológico, faça o download do desdobrável deste trilho pedestre aqui.

                                                                                       
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt