Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Percurso vermelho

Percurso linear, com uma terminação no Lugar da Azenha, onde começa o estradão de Couce, e a outra no Centro de Interpretação Ambiental. Faça o download do desdobrável aqui.

É considerado o mais difícil especialmente pela subida/descida junto à Azenha, muito íngreme. Tem uma extensão de cerca de 3200 metros, considerando-se razoável percorrê-lo em 2h30.

Passa por várias fragas, propiciando uma vista muito bonita sobre o vale do rio Ferreira. No término junto ao CIA pode ser observado do exterior o Fojo das Pombas (visita sob marcação prévia no Posto de Turismo).

Caminhada pelo percurso vermelho

 Percurso vermelho: vista sobre o vale do rio Ferreira

Do ponto de vista geológico "este percurso está implantado em terrenos com litologias pertencentes ao Précâmbrico e/ou Câmbrico e ao Ordovícico. Este percurso apresenta, na sua parte inicial, litologias como xistos e siltitos de idade ordovícica. À medida que o percurso se vai deslocando para Oeste, aqueles materiais vão dando origem a litologias mais grosseiras, culminando com bancadas métricas de quartzito onde é possível observar pistas de locomoção de trilobites (Cruziana). Estas bancadas quartzíticas, devido à sua maior resistência à erosão, materializam os grandes alinhamentos que formam as Serras desta região." Texto do Centro de Geologia da UP

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt