Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Prémios

O trabalho encetado pela Autarquia em prol do Ambiente já foi alvo de vários reconhecimentos, nomeadamente:


> Prémio Cidades Limpas em 1994


Em 1994 a Autarquia recebeu o prémio “Cidades Limpas”, na categoria populacional de 10.000 a 19.999 habitantes e no tipo de actividades Múltiplas, atribuído pelo Ministério do Ambiente e Recursos Naturais e pela Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico.


> Prémio Nacional do Ambiente 1998

1ª Menção Honrosa neste prémio, na área Autarquias, promovido pela Sinergia – Comunicação Institucional e reconhecido oficialmente pelo Ministério do Ambiente, ANMP e Geota. Patrocinado pelo Crédito Predial Português.


> Prémio Cidades Limpas em 2001 e 2002

Prémio recebido na categoria de Município, com população residente igual ou superior a 80.000 habitantes e inferior a 100.000, atribuído pelo Ministério do Ambiente e Recursos Naturais e pela Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico.
 

> 2.º Prémio Europeu Green Days 2003


A iniciativa "Serras de Valongo: Santa Justa e Pias, um legado natural - Sítio Rede Natura 2000", que decorreu em 2003 e integrou uma exposição, visitas guiadas, conferências e um concurso fotográfico, foi distinguida pelo Eurosite com o 2.º Prémio Green Days.

Os prémios Green Days são atribuídos como reconhecimento pela acções que contribuem para a promoção da Rede Natura 2000, tendo englobado nesse ano, em toda a Comunidade Europeia, 450 eventos.

O prémio foi entregue ao Ex.mo Sr. Vereador do Ambiente, Eng. José Luís Pinto, numa cerimónia que teve lugar na Bélgica.

 Certificado do prémio Green Days


> Prémio Nacional Geoconservação 2005

No dia 22 de Abril de 2005, no Centro de Interpretação Ambiental, a ProGEO - Portugal, Associação para a Conservação do Património Geológico, distinguiu a Câmara Municipal de Valongo com o Prémio Geoconservação 2005.

Este prémio foi atribuído pelo trabalho desenvolvido, em parceria com o Núcleo de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na preservação e valorização do património geológico de Valongo, no projecto "Parque Paleozóico de Valongo".                      

Os critérios de avaliação assentavam essencialmente na inventariação, fundamentação científica, níveis de protecção, conservação e estratégias de valorização e promoção do património geológico.

Este prémio foi atribuído por unanimidade, tendo sido salientado que a candidatura apresentada assentava em acções concretas, já implementadas, sendo um exemplo a seguir por outras autarquias.

 Entrega do prémio Geoconservação ao Ex.mo Sr. Presidente da Câmara e Prof. Doutora Helena Couto

Certificado do prémio Geoconservação

> 1.º Prémio no Concurso Nacional de Boas Práticas Locais para o Desenvolvimento Sustentável

A Autarquia recebeu o 1.º Prémio Nacional de Boas Práticas Locais para o Desenvolvimento Sustentável pelo projecto "Requalificação Paisagística das Margens do Rio Simão", um reconhecimento atribuído pela Direcção – Geral das Autarquias Locais e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A entrega do prémio decorreu em Lisboa, a 19 de Setembro de 2007, tendo o Vereador do Ambiente, Eng. José Luís Pinto, a oportunidade de apresentar uma comunicação sobre o projecto.

Para saber mais sobre o projecto consulte a secção Recursos Hídricos: Projectos.

Foto de entrega do prémio

Foto do Vereador a apresentar o projecto de requalificação do Rio Simão

> Menção Honrosa Green Project Awards

O Green Project Awards é um prémio de reconhecimento criado pelo Grupo GCI, em parceria com a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente, que conjuga o equilíbrio ambiental, económico e social. Trata-se de um projecto pioneiro no nosso país, com o intuito de promover a sustentabilidade e incentivar a inovação e o desenvolvimento de projectos  “verdes".

O projecto Corredor Ecológico, apresentado pelo Município de Valongo, mereceu o reconhecimento do júri da 2ª edição dos Green Project Awards 2009.

Nesta segunda edição, foram admitidos a concurso 127 projectos nas categorias Investigação & Desenvolvimento, Comunicação e Projecto, apresentados por prestigiadas instituições e empresas das mais variadas áreas, tendo sido a Câmara Municipal de Valongo a única Autarquia do País distinguida.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar na Culturgest, no passado dia 15 de Setembro, e contou com a presença dos Ministros da Economia e da Inovação, do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Consulte aqui a lista dos nomeados

Consulte aqui a lista dos premiados

Para mais informações sobre o Prémio consulte www.greenprojectawards.pt

Entrega do Prémio ao Ex.mo Sr. Dr. Fernando Melo

Cumprimentos e felicitações

Representantes do Município de Valongo na entrega do Prémio

Representantes de dois projectos premiados: Corredor Ecológico de Valongo e Projecto Rios (no qual o Município de Valongo participa)

Troca de experiências entre dois premiados: Município de Valongo (Corredor Ecológico) e ASPEA (Projecto Rios)

Certificado de atribuição do Prémio

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt