Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.
Árvore de Interesse Público

O Concelho de Valongo possui no Lugar do Paço, freguesia de Sobrado, um pinheiro-manso classificado como Árvore de Interesse Público.

 

Este pinheiro-manso, de nome científico Pinus pinea L.,  é uma árvore isolada, que se estima ter mais de 150 anos e cuja classificação foi publicada no D.G. n.º 244, II Série, de 19/10/1967.

Segundo a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, árvores de interesse público são árvores que pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares, sendo também os motivos históricos ou culturais factores a ter em conta.

A classificação de "interesse público" atribui ao arvoredo um estatuto similar ao do património construído classificado.

Desta forma, as árvores e os maciços arbóreos classificados como de interesse público constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, beneficiando de uma zona de protecção de 50 metros de raio a contar da sua base. Portanto, toda a árvore de interesse público não poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt